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Pesquisa : UNIVERSITAS. PSICOLOGIA (todos os anos)
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Id:14479
Autor:Frade, Laura.
Título:Psicologia política: uma análise da formação de bancadas suprapartidárias no Congresso Brasileiro / Political Psicology: an approach about coccus in the Brazilian National Congres
Fonte:Univ., psicol;1(1):87-112, 2000
Resumo em português: Delimitação da importância da abordagem da psicologia política e sua área de influência e estudo. Uma abordagem da Psicologia Política a respeito do fenômeno de formação de bancadas suprapartidárias no Congresso Nacional brasileiro 1955/1996. Mapeamento do fenômeno no período envolvendo dimensão, características,forma de atuação, interesses representados, nível de participação dos partidos políticos e presença nas instâncias decisórias. Busca das razões psicológicas para o fenômeno. Dados colhidos em pesquisa efetivada no Congresso Nacional durante o período.Os resultados colhidos demonstram a importância dos aspectos psicológicos nas decisões políticas sobretudo como fator de compreensão das atitudes dos atores e previsibilidade de ações que envolvem fenômenos de mudança de atitude e coesão(AU)
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA DA POLÍTICA
PSICOLOGIA SOCIAL
TOMADA DE DECISÃO
Descritores Psi Inglês:POLITICAL PSYCHOLOGY
SOCIAL PSYCHOLOGY
MAKING DECISION
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PU-CAMPINAS/SBI
BR19.1 - UNB/BC


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Id:14478
Autor:Nascimento, Renan Custódio do.
Título:Fenômeno da somatização no stress / The somatization phenomena in stress
Fonte:Univ., psicol;1(1):79-86, 2000
Resumo em português: Este artigo apresenta uma breve evolução conceitual da somatização dentro de uma perspectiva psico-analítica e psicobiológica, relacionando-a com a teoria da síndrome da adaptação geral de Selye. Posteriormente é apresentada a reformulação desta teoria por Sapolsky, juntamente com o novo paradigma da medicina psicossomática de Ernest Rossi, evidenciando as complexas interfaces psicofisiológica da somatização(AU)
Descritores Psi Português:ADAPTAÇÃO
STRESS
SOMATIZAÇÃO
Descritores Psi Inglês:ADAPTATION
STRESS
SOMATIZATION
Localização:BR85.1aUSP/IP/SBD -
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR19.1 - UNB/BC


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Id:14477
Autor:Martinez, Albertina Mitjáns.
Título:A criatividade nas organizações: o papel do líder / Creativity in organizations: the roles of a leader
Fonte:Univ., psicol;1(1):59-78, 2000
Resumo em português: Os objetivos do trabalho são, em primeiro lugar, apresentar um conjunto de considerações sobre a criatividade organizacional salientando o papel da gerência nesse processo e em segundo lugar, fundamentar uma estratégia sistêmica para o senvolvimento da criatividade e da inovação nas organizações.Partimos da consideração da criatividade como um processo complexo da subjetividade humana que se expressa na produção de algo 'novo' que tem 'valor'.Neste sentido a criatividade nas organizações se expressa de formas diversas e resulta possível, precisamente, pela capacidade de seus membros para gerar, em seus postos de trabalho, elementos 'novos', que contribuíam à execução dos objetivos e metas da organização.A partir disto, se analisa o perfil das organizações criativas e os elementos que podem estimular ou bloquear a criatividade organizacional. Posteriormente se apresentam as três formas principais em que se expressa a criatividade das pessoas que ocupam uma posição de liderança dentro de uma organização, salientando -se o papel do líder como favorecedor de uma clima favorável para a expressão da criatividade dos membros do grupo.Pôr último, em função da complexidade do processo da criatividade e da diversidade de seus determinantes, se fundamenta uma estratégia sistêmica para contribuir a desenvolver a criatividade e a organizações.Defende-se a idéia de que é necessário trabalhar em três níveis: com os invíduos, com grupos e com aspectos da organizaçao como um todo e se exemplificam as estratégias e as ações para faze-lo(AU)
Descritores Psi Português:CRIATIVIDADE
CARACTERÍSTICAS DA ORGANIZAÇÃO
LIDERANÇA
WORK ENVIRONMENTS
Descritores Psi Inglês:CRIATIVITY
ORGANIZATIONAL CHARACTERISTICS
LEADERSHIP
AMBIENTE DE TRABALHO
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR19.1 - UNB/BC


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Id:14476
Autor:Olivieri, Alejandro G..
Título:As tarefas da reflexão filosófica frente aos processo de subjetivação globalizada / The tasks of phylosophic reflexion front to global subjectivity process
Fonte:Univ., psicol;1(1):45-57, 2001
Resumo em português: Este artigo é uma reflexão abrangente sobre uma série de questões decisivas para a análise ético-filosófica em condições de globalização intensiva-acelerada no final do século XX.Antes que um artigo consolidado, produto de uma extensa pesquisa, trata-se de um trabalho que pretende abrir horizontes teóricos e de pesquisa sobre como inter-relacionar as questões de globalização a de reflexão filosófica neste final de milênio. O artigo é composto de três partes. Na primeira parte, colocam-se os pressupostos das análises a serem realizadas, enfatizando-se o caráter complexo, paradoxal e aberto da globalização em curso. Na segunda parte, são colocados alguns desafios para a filosofia atual em geral e para reflexão ética em particular frente à emergência e aceleração da globalização, e, na terceira, aborda-se, de maneira introdutória o problema da construção da subjetividade individual e coletiva num mundo globalizado(AU)
Descritores Psi Português:FILOSOFIA
SUBJETIVIDADE
GLOBALIZAÇÃO
Descritores Psi Inglês:PHILOSOPHY
SUBJETIVITY
GLOBALIZATION
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR.27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
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Id:14475
Autor:Rey, Fernando L. González.
Título:Saúde e subjetividade: desafios para a investigação em psicologia da saúde / Health and subjectivity: challenges to an investigation in health psychology
Fonte:Univ., psicol;1(1):25-44, 2001
Resumo em português: O autor introduz o conceito de subjetividade nas pesquisas da psicologia e da saúde. A subjetividade é definida como um sistema complexo de significados e sentidos subjetivos, que simultaneamente existe ao nível social e individual. A definição da saúde tem ficado ausente da medicina por um longo tempo, o que, desde o ponto de vista do autor, representa não só um vácuo teórico, quanto epistemológico. Frente aos desafios atuais para o desenvolvimento de um enfoque interdisciplinar orientado ao estudo da saúde humana e das doenças, a integração do tópico da subjetividade nessas pesquisas vira um assunto muito importante. Este propósito pressupõe a mudança de alguns dos princípios epistemológicos que tem caracterizado a pesquisa científica dentro do modelo biomédico. Para apoiar a aproximação metodológica para o estudo deste complexo tema, o autor apresenta a Epistemologia Qualitativa(AU)
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA MÉDICA
SUBJETIVIDADE
INVESTIGAÇÃO
Descritores Psi Inglês:MEDICAL PSYCHOLOGY
SUBJECTIVITY
INVESTIGATION
Localização:BR19.1 - UNB/BC
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Id:14474
Autor:Turra,Virginia ; Baccara,Sandra; Frade,Laura; Daud,Laetitia; Castro,Letícia; Guimares,Priscila; Bueno,Tarsilla.
Título:Adolescência e violência em Brasília: a cerca da casa / Adolescence and violence in Brasília: around home
Fonte:Univ., psicol;1(1):13-23, 2001 tab
Resumo em português: O objetivo deste trabalho foi pesquisar se: 'Os adolescentes da classe média alta vivenciam a violência dentro de casa?', uma vez que a tendência geral é acreditar que nas altas camadas da população fenômeno desta natureza não existam ou não sejam sentidos. A pesquisa foi realizada na capital do Brasil, no ano de 1999. Para tanto, forma selecionados jovens, entre 13 e 21 anos, residentes no Plano Piloto e Lago Sul. Foi definida uma pequena amostra que, na verdade, se tornou sinalizadora para um trabalho de maior fôlego em razão dos dados obtidos. Assim, ressaltamos que o resultado dos trabalhos apresentados sinalizam dados e variáveis sobre a realidade da cidade e não servem como confirmação estatística definitiva. Eles vieram a formar a base de dados sobre a qual se trabalha e que forneceu um mapa sinalizaor da situação da violência vivenciada pelos adolescentes da classe media alta em seus próprios lares(AU)
Descritores Psi Português:DROGAS
VIOLÊNCIA NA FAMÍLIA
ADOLESCENTE
Descritores Psi Inglês:DRUGS
FAMILY VIOLENCE
ADOLESCENT
Localização:BR19.1 - UNB/BC
BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:14473
Autor:Machado,de Maria Couto do; Aráujo,Sandra Maria Baccara.
Título:Educação de adolescente: uma questão de amor / Educating teenagers: a matter of love
Fonte:Univ., psicol;2(1):75-80, 2001
Resumo em português: O artigo identifica alguns dos homicídios envolvendo adolescentes em Brasília-DF e, com base na literatura sobre adolescência e na experiência clínica e escolar das autoras, sugere técnicas e estratégias que têm utilizadas, em escolas e na clínica, como forma de prevenção da violência na adolescência no desenvolvimento do papel do adolescente sadio(AU)
Descritores Psi Português:EDUCAÇÃO AFETIVA
HOMICÍDIO
ADOLESCENCIA
Descritores Psi Inglês:AFFECTIVE EDUCATION
HOMICIDE
ADOLESCENCE
Localização:BR19.1 - UNB/BC
BR85.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:14472
Autor:Moreira, Herckmans BelnisTonhá; Branco,Magda Vercoça Carvalho; Conceição, Antônio Marcos; Baumann,Ana Amélia Lindoso; Pacheco,Fernanda Tavares; Marinho,Geison Isidro; Mattos,Karine de Rodrigues ; Tosto,maria Cuoco1; Bernardo, Patrícia de Carvalho .
Título:Uma visão da experimentação animal nos cursos de graduação-Formação acadêmica X experimentação animal / A view of animal experimentation in graduation courses
Fonte:Univ., psicol;2(1):64-74, 2001 ilus
Resumo em português: O objetivo desta pesquisa foi investigar a visão de professores, técnicos de laboratórios e alunos que têm ou tiveram contato com a experimentação animal, a respeito da sua utilidade nos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior do Distrito Federal. Este estudo é parte integrante do Projeto Documentário, que vem sendo desennvolvido no Centro Universitário de Brasília-UniCEUB, visando a incentivar a disseminação do desenvolvimento científico e do pensamento crítico, baseados na utilização adequada da experimentação animal relevante. Os resultados revelaram uma não-integração nas opiniões de professores, técnicos e alunos, bem como mostraram que os alunos parecem estar de acordo com a experimentação animal, porém continuam apresentando opiniões de senso comum. Por fim, entende-se que há uma necessidade de maior divulgação do conhecimento científico a respeito da experimentação animal nos cursos de graduação, para auxiliar na formação do pensamento científico-crítico daqueles que têm contato tal prática(AU)
Descritores Psi Português:EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL
MÉTODOS DE PESQUISA
CIÊNCIA (MÉTODOS DE PESQUISA)
Descritores Psi Inglês:ANIMAL EXPERIMENTATION
RESEARCH METHODS PSYCHOLOGY
Localização:BR19.1 - UNB/BC
BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:14471
Autor:Silva, Antonio Isidoro da; Pinto,Luís Guilherme de Magalhães.
Título:O quê e como trabalha o terapeuta comportamental / What and how works the comportamental therapist
Fonte:Univ., psicol;2(1):50-63, 2001
Resumo em português: A Terapia Comportamental (TC) é muito mais que uma tecnologia de modificação do comportamento. Teoria e técnica estão unidas dentro de uma proposta humanitária com o objetivo geral de proporcionar uma vida feliz e saudável a todo ser humano. Neste texto são feitas considrações a respeito da evolução da TC desde o Behaviorismo Watsoniano até o moderno Behaviorismo Skinneriano. Apresenta-se a preocupação da TC com o indivíduo, com seu bem-estar físico e emocional. Dá-se especial atenção ao processo terapêutico, o momento de interação entre cliente e terapeuta, pois essa é o ponto central da TC. É com base nessa interação que as técnicas e procedimentos serão definidos e utilizados, se necessário. Apresenta-se ainda a mediação verbal como um importante instrumento de trabalho do terapeuta comportamental, sendo, na grande maioria dos casos, o único instrumento necessário para se ajudar um indivíduo em sofrimento(AU)
Descritores Psi Português:PAPEL DO TERAPEUTA
INTERAÇÃO TERAPEUTA-PACIENTE
BEHAVIORISMO
Descritores Psi Inglês:THERAPIST ROLE
THERAPIST PATIENT INTERACTION
BEHAVIORISM
Localização:BR19.1 - UNB/BC
BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:14470
Autor:Matos, Ruy de Alencar.
Título:Inteligência coletiva: fator de excelência e de longevidade empresarial / Collective intelligence: factor of excellence and entrepreneurial longevity
Fonte:Univ., psicol;2(1):41-49, 2001
Resumo em português: O presente artigo aborda um tema de grande atualidade e significado no âmbito das sociedades e organizações. Trata-se da Inteligência Coletiva, fator que transcende a soma das inteligências individuais dos componentes de uma coletividade. Devido ao fenômeno da sinergia, que pode desenvolver em seu âmbito, o ser coletivo adquire uma identidade relacional e simbólica, uma inteligência operacional e uma vida político-social potencialmente infinita, desde que se reorganize permanentemente, renovando seus elementos constituintes e mantendo sua essência vital intacta. A Empresa, como qualquer Organização Social, é um ser potencialmente eterno. Pode atravessar séculos e milênios sem perder sua identidade, graças à perenidade de seus objetivos, de sua missão e à sinergia de seus processos produtivos(AU)
Descritores Psi Português:INTELIGÊNCIA (ASPECTO SOCIAL)
APRENDIZAGEM SOCIAL
CARACTERÍSTICAS DA ORGANIZAÇÃO
Descritores Psi Inglês:INTELLIGENT (SOCIAL ASPECT)
SOCIAL LEARNING
ORGANIZATIONAL CHARACTERISTICS
Localização:BR.19.1 - UNB/BC
BR.1 - USP/IP/SBD
BR.27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:14469
Autor:Jiménez, Adrián Cuevas.
Título:Concepaciones generales que han sustentado el estudio del rendimiento escolar / General conceptions that have been supporting the study about achievement academic
Fonte:Univ., psicol;2(1):19-40, 2001
Resumo em português: Este trabajo analiza las concepciones generales en que se han fundado el estudio y la investigación en torno al rendimiento escolar: la concepción que lo considera como determinación, la concepción que lo plantea como una construción y el punto de vista que lo concibe como un proceso que forma parte del desarrollo personal del alumno. Se estudian sus planteamientos y sus alternativas en relación con el desempeño en la escuela(AU)
Descritores Psi Português:DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE
BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR
Descritores Psi Inglês:PERSONALITY DEVELOPMENT
ACADEMIC UNDERACHIEVEMENT
Localização:BR19.1 - UNB/BC
BR.85.1 - USP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI


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Id:14468
Autor:Ribeiro, Gustavo Fernandes.
Título:A aventura química da pós-modernidade: impactos da globalização sobre o psiquismo / The chemical adventure of postmodernity: impacts of globalization over psychism
Fonte:Univ., psicol;2(1):7-18, 2001
Resumo em português: No atual panorama sócio-econômico brasileiro presenciamos a alta correlação entre a problemática das drogas e os demais problemas sociais, fenômeno que desencadeia diversos prejuízos psicossociais. Sobretudo em aspectos psicanalítico-filosóficos, é feita uma análise deste panorama e de seus impactos sobre o indivíduo, enquanto explora-se a maneira como a vida na sociedde pós-moderna induz principalmente o jovem a utilizar subtâncias químicas, o que é denominado de aventura química da pós-modernidade(AU)
Descritores Psi Português:DROGA(DEPENDÊNCIA)
GLOBALIZAÇÃO
FATORES PSICOSSOCIAIS
Descritores Psi Inglês:DRUG DEPENDENCY
GLOBALIZATION
PSYCHOSOCIAL FACTORS
Localização:BR85.1USP/IP/SBD -
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR19.1 - UNB/BC


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Id:14467
Autor:Marçal, João Vicente de Sousa.
Título:Variação do comportamento e personalidade: como a análise do comportamento interpreta? / Behavior variation e personality: how does the behavior analysis explain?
Fonte:Univ., psicol;2(2):111-119, 2001
Resumo em português: Este artigo apresenta uma interpretação dada pela Análise do Comportamento ao conceito de personalidade e sua relação com a variabilidade comportamental. São exemplificadas situações cotidianas em que a palavra personalidade é proferida e faz-se referência a seu mau uso, incluindo a idéia de agente causador e de rigidez no modo de agir. A Análise do Comportamento entende a variação comportamental como tendo uma função necessária para a adaptação do ser humano ao meio em que vive. Muitas são as situações em que a variabilidade é necessária, podendo ocasionar conflitos pela idéia de personalidade como sinônimo de agir sempre da mesma maneira.esudos empíricos sobre a variabilidade analisam as condições em que a mesma pode ocorrer e são comparadas a condições fora do laboratório. Saber acerca das variáveis das quais o comportamento é função permite compreender mais sobre a natureza humana(AU)
Descritores Psi Português:COMPORTAMENTO
PERSONALIDADE
Descritores Psi Inglês:BEHAVIOR
PERSONALITY
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR19.1 - UNB/BC


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Id:14466
Autor:Maia, Maria Vitória Campos Mamede.
Título:Pode alguém comer seu próprio bolo e continuar a possuí-lo? / Can someone eat this owncake and keep it at the same time?
Fonte:Univ., psicol;2(2):98-110, 2001
Resumo em português: O presente ensaio articula, a partir da definição de agressividade de Laplanche, os ensinamentos de Winnicott, Freud e Riddley sobre a mesma temática, enfatizando principalmente as convergências existentes entre esses autores. Este ensaio reflete a questão da importância do viés da normalidade da expressão da agresividade infantil para além de sua patologia(AU)
Descritores Psi Português:WINNICOTT
PATOLOGIA
DELINQÜÊNCIA JUVENIL
AGRESSIVIDADE
Descritores Psi Inglês:WINNICOTT
PATHOLOGY
DELINQUENCY
AGGRESSIVENESS
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR19.1 - UNB/BC


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Id:14465
Autor:Silva, Luiz Felipe Castelo B. da.
Título:Perspectivas para os novos modelos familiares: a família do novo milênio / The perspectives for the new familiar models: the family of the new millenium
Fonte:Univ., psicol;2(2):87-97, 2001
Resumo em português: O presente artigo tem como objetivo discutir as perspectivas dos novos modelos familiares,tentando esboçar uma possível estruturação da família do novo milênio. Para isso, procura estabelecer dois momentos: primeiramente apresenta o histórico que antecipou a formação do modelo familiar burguês de nossa contemporaneidade e, uma segunda etapa, disserta sobre algumas características da globalização, tentando elucidar como esse processo está provocando novas formas de subjetivação não só dos membros, mas também da própria família como sistema(AU)
Descritores Psi Português:CRISE DA FAMILIA
GLOBALIZAÇÃO
ESTRUTURA FAMILIAR
Descritores Psi Inglês:FAMILY STRUCTURE
FAMILY CRISE
GLOBALIZATION
Localização:BR.85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC/CAMPINAS/SBI
BR19.1 - UNB/BC


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Id:14464
Autor:Araújo, Sandra M. Bacara; Turra,Virgínia; Nogueira,Bárbara Lessa; Wertonge,Cíntia; Coelho,Diogo C.1; Cytrynowicz,Joana D.; Rezende,Lorena; Tavares,Regina.
Título:Interação adolescente e família: O bicho não é tão feio / Interaction adolescent and family: the devil is not as bad as he is painted
Fonte:Univ., psicol;2(2):82-86, 2001
Resumo em português: Este artigo mostra que, na adolescência, período em que se busca a identidade, enfatiza-se a rebeldia e a crise familiar, mas fatores do contexto sociocultural estão promovendo mudanças em seu perfil em seus valores. O grupo e a identidade grupal são decisivos para a formação do jovem, como modelos de liderança. Por intermédio de modelos identificatórios, ele pode encontrar sua identidade. O adolescente rebelde, que desejava mudar o mundo e buscava a independência longe da família, deu lugar a um jovem mais inseguro, o que faz com que se 'crie' um certo 'vazio' em sua vida emocional. Os jovens de hoje dão muito mais importância à convivência familiar do que o das gerações passadas. Pesquisa realizada no UniCeub mostrou como esta realidade está acontecendo(AU)
Descritores Psi Português:RELAÇÕES FAMILIARES
FATORES SOCIOCULTURAIS
DESENVOVLIMENTO DO ADOLESCENTE
Descritores Psi Inglês:FAMILIAR RELATIONSHIPS
SOCIOCULTURAL FACTORS
ADOLESCENT DEVELOPMENT
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR19.1 - UNB/BC


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Id:14463
Autor:Fávero, Maria Helena.
Título:"E se fosse comigo?": os adolescentes frente a uma situação hipotética de gravidez.
Fonte:Univ., psicol;2(2):62-81, 2001.
Resumo em português: Estudou-se a relação entre sexualidade, prevenção e gravidez. Vinte adolescentes, dez rapazes e dez moças, entre 14 e 18 anos foram, segundo uma situação hipotética de gravidez, submetidos a um entrevista semi-estruturada sobre a suposta reação: das famílias, do(a) namorado(a); do(as) amigo(as); sua própria. A análise revelou que, a despeito das informações sobre preservativos e contraceptivos, os adolescentes admitem não os adotar; o uso de preservativos associa-se à avaliação da relação do casal: se 'casual', sim se 'séria', não; tal avaliação baseia-se no julgamento moral dos papéis sexuais; a paternidade e a maternidade associam-se aos modelos tradicionais dos papéis tradicionais de gênero. Discutem-se os resultados em relação a outros estudos e à idéia do amor romântico conforme veiculado no contexto da cultlura pós-moderna da mídia e do mercado e como fonte mantenedora das concepções tradicionais de gênero. Conclui-se sobre a possibilidade de intervenção na educação do masculino e do feminino(AU)
Descritores Psi Português:GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
CONTROLE DA NATALIDADE
MEIOS DE COMUNICAÇÃO
SEXUALIDADE
Descritores Psi Inglês:ADOLESCENT PREGNANCY
SEXUALITY
BIRTH CONTROL
COMMUNICATIONS MEDIA
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:14462
Autor:Robledo, Roberto Arzate; Vera, Rubén González; Carrillo, Edgardo Ruiz.
Título:El Pensamiento de Orientación Marxista en Psicología / The Thought of the Marxist Orientation in he Psychology
Fonte:Univ., psicol;2(2):38-61, 2001 tab
Resumo em português: En el presente artículo se presenta la postura del psicólogo alemán Manfred-Vorweg que nos permite ubicar teórica y metodológicamente las diferentes perspectivas quen hacen énfasis en lo social, en la construccíon de lo individual y relacionar escuelas afines a los planteamientos marxistas. A partir de la caracterización del problema metodológico de la relación del ser humano con la naturaleza, la teoía de Vorwerg permite detectar e identificar los principios de una disciplina psicológica y plantear categorías básicas de estudio.Del cual se derivarían los métodos de conocimentos teóricos, empíricos y de aplicación en psicología. Son tres los principios que subyacen a una concepción marxista en psicología.;1) el de la actividad, 2) el de la determinacíon y 3) el de desarrollo.De los cuales se deducen categorías en sentido ontológico,gnoseológico y praxiológico.Se propone este andamiaje básico, para una concepcíon marxista en psicología, desde el cual algunos psicológos han rastreado más las ramificaciones de un principio, y otros se han centrado en alguno de los otros. Pero ningún psicólogo ha estudiado en forma conjunta los tres principios en la determinacíon de lo psíquico.Dado lo anterior, se presenta un cuadro multiforme del pensamiento marxistas en psicología, con base en estos tres principios y de las aportaciones provenientes de diferentes corrientes psicológicas al invesigar algunos de ellos.Cabe aclarar que estos o principios o categorías tabién han sido analizados en otras disciplinas científicas (antropologías,sociología,etc) desde una perspectiva de esta índole.Por último, se presenta una propuesta epistemológica de cómo abordar esta complejidad de niveles heterogéneos provenientes de diferentes órdenes del saber psicológico(AU)
Descritores Psi Português:COMUNISMO
FATORES SOCIOCULTURAIS
Descritores Psi Inglês:COMUNISM
SOCIOCULTURAL FACTORS
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
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Id:14461
Autor:Salim, Cássia Maria Ramalho; Fávero, Maria Helena.
Título:Avaliação Cognitiva na Paralisia Cerebral: Uso da Análise Qualitativa do WISC / Cognitive Assessment in the Cerebral Palsy: Use of the Qualitative Analysis of the WISC
Fonte:Univ., psicol;2(2):7-37, 2001 tab
Resumo em português: A escala Wechsler de Inteligência para crianças tem sido eficaz para avaliar a inteligência em crianças normais e constitui um respeitado instrumento de avaliação neuropsicológica para os que apresentam distúrbios neurológicos. Foi realizada análise qualitativa desta escala em crianças portadoras de Paralisia Cerebral. Aplicação em 24 sujeitos, na faixa etária de 7a6m (sete a seis meses)a 15a11m(quinze anos e onze meses), inseridos em escola regular, apresentando déficits de aprendizagem. Foi realizada análise de cada uma das tarefas, considerando requisitos, habilidades e natureza dos erros. As crianças portadoras de paralisia cerebral apresentam dificuldades em 5 tarefas: cubos, arranjos, de figuras, armar objetos, semelhanças e compreensão. São mais lentos na realização das provas. O desempenho é pior quanto maior é o nível de abstração e quanto maior é a exigência de organização viso-espacial. As tarefas do WISC, se realizada a avaliação quantitativa, se prestam a nos fornecer parâmetros para fundamentar a intervenção psicopedagógica junto a estes sujeitos(AU)
Descritores Psi Português:AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
APTIDÃO COGNITIVA
PARALISIA CEREBRAL
WISC
Descritores Psi Inglês:EDUCATIONAL EVALUATION
COGNITIVE ABILITY
CEREBRAL PALSY
WECHSLER INTELLIGENCE SCALE CHILDREN
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR19.1 - UNB/BC



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